sábado, 28 de dezembro de 2013

Três Fados para Maga [ I- Mouraria ]



Mouraria

                                                      a Magali Merola


Se um fado viesse cantar em mensagens de ansiedade

tantas histórias de um tempo de não existirem cantadores

ao som dos personagens vagando as ruas da Alfama

tomaria da guitarra seu pranto de rio magoado

e comporia meu Tejo num murmúrios de vinhedos.


Tragam-me um pão que adivinho, por clarividência de Caronte

as notas de todas as canções não inventadas

porque tua música é meu vinho

e entre verbos e saudades, conjuguei todos:

cem modos de embriaguez, indicativos ou subjuntivos

e bebo aos goles o presente para não engasgar o passado.


Na palma da minha mão teu nome foi escrito.

Foram sonhos? Se em tatuagens ou cicatrizes já não sei...


Os calos que as facas deixaram em queloides caligrafias

cobriram a tua história. Mas teu coração de cigana

cresceu pulsando sua dança as estradas da minha alma

sem deixar pistas, apenas um vago perfume

que me orienta em noites de chuva e me levam ao mesmo rio

em que comecei a cantar teu Fado com a voz da minha infância.


Teu condão dividiu meu mar em dois

e fez da cisão um Oceano

onde volto todos os dias

a ser peixe em tua coreografia celebrada.


Tua Obra é meu ofício

Eterna Musa, Luz dos meus dias!

Flor do meu peito que se abre, mais nada…


28.12.13






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.